O M.A.P.A de uma vida + feliz 😀

Em tempos de incerteza é normal sentires-te ansioso😱. Sempre que há uma grande mudança na nossa vida tendemos a responder de três formas: ficamos inquietos, ansiosos e/ou em sofrimento. Mas não tem que ser assim...💡


A pandemia COVID-19 trouxe mudanças enormes a todas as áreas da nossa vida: desde ao emprego, às relações interpessoais, à estabilidade financeira, como à nossa saúde.

Normalmente lidamos apenas com uma mudança de cada vez, mas, neste momento, lidamos com alterações profundas em diferentes frentes, por isso é normal que a ansiedade e a pressão que sentimos agora sejam muito mais elevadas do que o habitual.

Quero, por isso, partilhar contigo o meu segredo para manter a sanidade e a realização, e algumas dicas que te vão ajudar a manteres-te mais focado, tranquilo e feliz, mesmo durante uma pandemia.


Queres conhecer o meu segredo?

Constrói uma rotina de sucesso!

As rotinas são uma forma fantástica de conquistar uma sensação de realização e de propósito.

Vou ensinar-tee um acrónimo para te ajudar a priorizar os momentos mais importantes do teu dia e a lembrares-te de criar uma rotina que te mantenha entusiasmado e feliz, independentemente do que se esteja a passar na tua vida. Preparado? Memoriza: M.A.P.A.


O que significa?

M - Meditação - Encontrar momentos de tranquilidade pode ser um desafio nestes dias, mas a meditação é um dos melhores exercícios para conquistá-la!

Conseguir começar a manhã a criar um momento de clareza, permite ganhar espaço mental para gerir o resto do seu dia, para lidar melhor com as inúmeras reuniões no Zoom, com todas as exigências familiares e as demais solicitações da nossa agenda.

Se nunca experimentaste a meditação vou ensinar-te um exercício muito simples e eficaz, chamado respiração quadrada.


Para fazê-lo vai para um local sossegado onde te possas sentar confortavelmente. Faz uma inspiração profunda e descontrai o corpo todo ao expirar. Fecha os olhos. Concentra-te na tua respiração e perceba que à medida que te permites descontrair ela vai tornando-se mais lenta, mais suave, mais imperceptível. Nesse instante, leva a tua atenção para a sensação térmica do ar a tocar nas narinas: quando o ar entra a sensação é de uma maior frescura e quando expira a sensação é um pouco mais amena. Se outros pensamentos surgirem, não luta contra eles, simplesmente volta o teu foco para a sensação térmica da respiração. Quando inspiras sente a frescura do ar, quando expiras sente uma temperatura mais amena. Faz isto alguns minutos e observa como a sua respiração começa a ficar ritmada, as emoções e a tua mente serenam e a força de vontade aumenta consideravelmente.


A - Atividade Física - Movimentar o corpo vai definitivamente melhorar a tua disposição.

Segundo Newton um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, pelo que se quer construir e ter um sentimento de entusiasmo e realização contínuos precisa gerar uma força de movimento. Pode ser uma ida ao ginásio ou começar a subir as escadas em vez de usar o elevador, pode ser dar um passeio pelo parque ou até a dançar ao ritmo da tua música favorita; qualquer que seja o movimento, procura incorporar exercício físico no teu dia e vê a tua realização disparar!


P - Pensamentos: Quem conhece a fórmula dos resultados sabe que os nossos pensamentos são a raiz dos nossos resultados. Os nossos resultados são fruto das nossas ações; as nossas ações têm a intensidade proporcionada pelas nossas emoções (pelo nível de entusiasmo que cultivamos); e o que determina os nossos sentimentos é o nosso mindset, a forma como pensamos! Por isso, se queremos ter uma vida serena, feliz e realizada, vamos ter que passar a nossa vida a proteger o nosso mindset, a gerir os nossos pensamentos. Sempre que sentimos que os desafios aumentam, precisamos sentir que estamos a evoluir também ou o desânimo instala-se. Procura, assim, aprender e crescer diariamente: lê um livro que te impulsione, assiste a uma TED Talk inspiradora ou aprende um novo passatempo. Assim estarás melhor preparado para abraçar novos desafios!


A - Apreciar- Reserva alguns momentos do dia para simplesmente apreciar as coisas boas da vida: aproveita a companhia de um amigo, usufrui de um belo local, contempla a natureza, permite-te viver novas experiências. Temos tantas coisa boas na nossa vida que às vezes damos tudo por garantido e esquecemo-nos de saborear. Se houve algo bom que esta pandemia trouxe foi percebermos que poucas coisas são certas; mas certo é que diariamente temos uma série de privilégios, que cada dia ganhamos algo tão bom que até lhe chamam de presente!


Queres apreciar e aproveitar mais? Deixo-lhe duas sugestões:

1 - Minimize a sua exposição aos noticiários: já percebeste que muitas vezes têm um impacto muito negativo na sua disposição, que te trazem medo e te desmotivam?

2 - Habitua-te a provocar os teus sentidos:

  • vê algo que goste todos os dias - pode ser uma peça de arte em casa, ver um vídeo engraçado ou contemplar uma paisagem; pode também ser organizar a galeria de fotos no telemóvel e recordar com deleite os momentos felizes que passaste e que raras vezes recordas…
  • descobre novos aromas e sente o poder incrível que pode ter sobre ti e sobre o ambiente que te rodeia;
  • organiza a banda sonora da sua vida - reúne uma lista de músicas que te deixam feliz, ouve alguns sons da natureza no Youtube e dá um novo ritmo à tua vida...


Se queres viver entusiasmado e feliz este é o M.A.P.A do meu sucesso!

E se o aplicares, pode ser também o teu!

Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.